sábado, 9 de agosto de 2014

Como se dar bem nas subidas.


Imagine se um "Pró" pudesse nos dar todas as dicas para subirmos melhor de Mountain Bike ? Então, hoje é seu dia de sorte! Confira algumas dicas de quem entende do assunto :

  • Christoph Sauser, 37 anos. Medalhista olímpico (bronze em Sidney), o suíço é um dos maiores nomes do mountain bike cross-crountry e de maratona. Na primeira modalidade, ostenta 14 vitórias em copas do mundo e uma como campeão mundial. Na segunda, foi três vezes campeão mundial e três vezes campeão da Cape Epic.
          "Desde que sou pequeno, gosto mais de subir do que girar no plano. É muito importante encontrar a bike que melhor funciona para você, saber usar muitas relações de marchas diferentes e fazer exercícios de potência, mas não existe uma fórmula genérica para se subir bem.Basicamente o que faz um grande escalador no ciclismo é uma boa relação de peso corporal versus sua capacidade de fazer força.Não dá para ter apenas uma dessas variáveis funcionando, elas precisam ser proporcionais uma á outra". 

  • Henrique Avancini, 24 anos. Melhor brasileiro no ranking mundial de MTB cross-crountry ( 20º colocado), é o atual campeão brasileiro na modalidade e vencedor da Copa do Brasil deste ano. Ganhou medalha de bronze no Panamericano de 2013 e venceu em outubro de 2013 a Brasil Ride na categoria dupla masculina.
          "Em uma prova de dupla, como a Brasil Ride, é ainda mais importante controlar o ritmo e negociá-lo com seu parceiro para manter uma constância nas serras. Fico atento também com o calor, porque a temperatura do corpo aumenta muito nas subidas. Procuro estudar o tipo de terreno  e a inclinação, e vario bastante  posição durante toda a prova, subindo ora em pé, ora sentado, me posicionando mais á frente ou mais atrás do selim e usando os braços para,assim, mudar os grupos musculares exigidos".

  • Rebecca Rush,45 anos. Conhecida como Queen of Pain, ou Rainha da da Dor, a porto-riquenha é uma das maiores atletas de mountain bike endurance do mundo, tricampeã mundial de enduro 24 horas e tetracampeã da Leadville 100.Foi vencedora na categoria dupla feminina da Brasil Ride 2013.
          "Nas subidas, deixo meu tronco relaxado, com pouca pressão nas mãos, e jogo todo peso para as pernas.Quanto mais íngreme a montanha, mais o corpo precisa ir para frente, para dar conta de aumentar a potência nas pernas. O mais importante, porém, é acertar o ritmo da subida, não começar rápido demais e guardar energia para ganhar velocidade no final. Ter a bike mais leve possível e adaptar-se ao terreno, aproveitando bem as relações de marcha, ajuda muito também".


Referências: Revista Go Outside

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

 Chile, o sonho possível.


Aposto que todo mundo já sonhou em tirar férias sabáticas ( aquelas de ficar um ano sem trabalhar, só curtindo) e cair na estrada pedalando e descobrir um novo mundo.Quando pensamos na cicloviagem dos sonhos, que tal os Alpes Suíços, Franceses, as Dolomites Italianas ou o Caminho de Santiago de Compostela na Espanha? Ok, são todos ótimos destinos ou para turismo ou um encontro com sigo mesmo, talvez a nível espiritual (?). Mas há um lugar mais próximo e acessível, tanto financeiramente como qualitativamente, o Chile !!!. Lá há tudo que não temos aqui no Brasil: neve, vulcões, desertos e a um custo acessível (Pesos são mais baratos do que Euros). Claro, que você terá um trabalho que planejamento para sua viagem.Mas veja o vídeo e me diga se não vale a pena, pense, isso fica a 4 horas do Aeroporto de Guarulhos, já imaginou ???? Já ouvi falar de alguém  que já fez uma viagem desse tipo antes ( pra falar a verdade foram 1689 km pela Patagônia, acho que dá pra ter uma base... ).Quem sabe você não faça um pedal desse um dia e me fale como foi ???


domingo, 3 de agosto de 2014

Deixando o couro.

Depois de trabalhar até altas horas no sábado, o jeito foi acordar um pouco mais tarde e fazer um pedal solo nesse domingão.Com clima perfeito, nem calor, nem frio resolvi fazer meu pedal favorito com single track, MTB de verdade !!! Entrei pelo caminho do 6 horas, passando pela Univap Urbanova e caindo dentro dos singles que passam pela linha do trem chegando no Pagador de Andrade. Depois continuei seguindo o 6 Morros e retornei pelo acesso novo da Chery. Muita gente pedala por esses caminhos, curtindo o visual, que na minha opinião, é o melhor entre Jacareí e SJC com fácil acesso.Com compromisso marcado, o negócio foi fazer um Contra Relógio, somente parando para tirar fotos. Encontrei até couro de cobra e alguns bikers, deixando o couro pelo caminho rs ...