sábado, 28 de setembro de 2013

A Trilha dos Sonhos.

Um grupo de experientes mountain bikers da República Tcheca conhecido como Trail Busters (caçadores de trilha, em inglês), editou recentemente um vídeo intitulado “Apenas uma trilha dos sonhos” (abaixo).
Assista somente por alguns segundos e entenda o porquê do nome: passagens próximas a um rio azul turquesa, singletracks sobre pedras e uma floresta de altitude compõem o cenário cortado pelas bikes. Segundo é informado no site do grupo (www.trail-busters.cz), a trilha em questão liga as comunas de Tignes e Vale de Isère, na França, e tem cinco quilômetros de extensão, com 250 metros de desnível.
Ainda de acordo com eles, a dificuldade é moderada, já que, apesar de algumas seções serem bem expostas, a trilha 
no geral é bem protegida. Se você tiver a chance de visitar essa região da França, pode também se sentir um biker do grupo: no mesmo site, é  disponibilizado o mapa para ser baixado no GPS.


Fonte: Go Outside.

Bom Final de Semana !!!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A evolução das rodas: 27,5" x 29".
650B-wheel-size-comparison-with-tires03

Pois é, se você, assim como eu está pensando em trocar a sua 26" em um futuro próximo, vale á pena analisar qual formato de roda vale mais á pena, já que novas opções  agora não faltam.
As grandes marcas já estão adotando o formato 27,5" como mais uma nova opção.
As rodas 29" sem dúvida em alguns aspectos são superiores as 26", mais ainda temos o problema de peso das bikes, aceleração e desempenho nas subidas.
As 29" ers são mais indicadas para maratonas e estradões, transpõe obstáculos mais facilmente, mas e se você quiser curtir um single track mais técnico ou, um pedal épico na Serra da Mantiqueira por exemplo, como seria ? Tudo bem, existem transmissões próprias para as 29"ers, mas e o peso, e a agilidade da bike, ainda assim ficam comprometidas.
Tive a oportunidade de andar nos dois novos formatos ( 29" e 27,5" no plano, tudo bem...), para o meu perfil de pedal, que é performance, me simpatizei mais com as 27,5", com a relação de 20 velocidades.Um fabricante nacional de rodas de qualidade, já tem disponível rodas roletadas 27,5" e  também há suspensões á nível de competição no novo formato.
Encontrei uma matéria que compara tecnicamente o desempenho dos três formatos, o que acaba nos levando a conclusão que todo mundo que investiu nas 29", podem mudar de ideia em um futuro próximo.
Será mais uma jogada de marketing dos fabricantes, ou uma realidade ? Leia a matéria abaixo e tire suas conclusões, mas contra fatos não há argumentos não é verdade ?   
Á algum tempo atrás, postei um vídeo que compara as diferenças entre os formatos, feito pelo fabricante americano KHS, no qual as 27,5" ganham, as 26" ficam em segundo e as 29" na lanterna.O teste foi feito em um terreno técnico, um pouco diferente da nossa realidade aqui no Brasil, mas vale como uma referência na hora de comprar o novo equipamento.


A aposta do mercado nas rodas 650b (27,5").

A oferta do formato de rodas 650B (27,5 polegadas) vem crescendo exponencialmente no mercado das bicicletas moutain bike. Fabricantes como a Scott, Jamis e Ibis estão substituindo gradativamente seus modelos aro 26 por modelos equipados com rodas 29 e 27,5, enquanto que a Giant anuncia nada menos que 28 modelos de sua marca com rodas 27,5, deixando apenas dois modelos com rodas 26.
Conheça as vantagens e desvantagens dos diferentes formatos e saiba porque sua atual mountain bike aro 26 pode estar em vias de extinção.

Peso

Se compararmos o peso de bicicletas com diferentes medidas de roda, porém com o mesmo equipamento, comprovaremos que a diferença é substancial. Como é de se esperar, as rodas de 26″ são mais leves. Um pouco mais em relação às 27,5″ e muito mais que as 29er, que pode vir a pesar até 900 gramas a mais, se comparada a uma 27,5″. Cada grama que eliminamos na bicicleta nos ajuda a ir mais rápido.
O peso médio de una roda de 27,5″ (incluindo pneu e câmara de ar) é apenas 5% mais pesado que um modelo 26″ com os mesmos componentes. Porém, esse peso é 12% maior em uma roda 29er. Além disso, o aumento do diâmetro da roda faz crescer o peso na mesma proporção, exponencialmente no caso da 29er, para que se consiga manter uma boa rigidez. Com isto, perde-se aceleração e capacidade de ascensão.
grafico1
Comparativo: Peso estático roda/pneu (quanto maior o fator, pior)

Eficiência

Um maior diâmetro da roda reduz o ângulo de ataque frente aos obstáculos. Isto é uma vantagem. Uma roda 29er passa sobre um obstáculo de 6 centímetros de maneira 14% mais eficiente que uma 26″. Em comparação com a roda 27,5″, esta rende 9,8% melhor que una 26″ sobre o mesmo obstáculo.
Outra forma de analisar o ângulo de ataque é o grau de impacto. novamente, as 29er se saem melhor, porém com uma diferença muito pequena em relação às 27,5″ (somente 2º, em relação aos 6º da 26″).
grafico2
Ângulo de ataque (menor ângulo, melhor)
O benefício mais importante das rodas 27,5″ em relação às 29er é a aceleração. É a sensação de facilidade na hora de aumentar a velocidade quando pedalamos. Isto não é afetado apenas pelo peso estático a ser movido, mas sim pela distribuição do peso na roda. Quanto mais distante o peso está em relação ao centro da roda, mais difícil será a aceleração. Desta forma, uma roda 29er que pese o mesmo e tenha una construção similar a de uma 26″ acelerará muito menos, apesar do peso similar. A chave para a melhora da aceleração está em deixar mais leve os componentes que ocupam as extremidades da roda (aros, nipples, pneus, câmara de ar). Como se vê no próximo gráfico, a 27,5″ é apenas 1,5% mais lenta que uma 26″ na aceleração, enquanto em uma 29er pode ser mais lenta em até 3,6%, comparando-a com uma roda 26″.
grafico3
Raio de aceleração (maior índice, pior)

Controle

Quanto maior o diâmetro de uma roda, maior a superfície de contato com o solo. E quanto maior a superfície de contato, melhor a tração, o que ajuda a melhorar a aceleração, freagens e passagens por curvas. Como se pode ver no próximo gráfico, a 27,5″ tem uma superfície de contato muito similar a das 29er.
grafico4
Contato com o solo (maior contato, melhor)

Rigidez

A rigidez do quadro é outro ponto chave diretamente relacionado ao diâmetro da roda. Para abrigar rodas maiores, o quadro deverá ser maior. Um quadro de tamanho médio de 29er com uma construção e geometria similar a um de 26″ ou 27,5″ és menos rígido na área do movimento central e da caixa de direção. Isto é prejudicial na la hora de pedalar e retomada de curvas.
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Comparativo sobre a flexão do quadro nas áreas do movimento central e caixa de direção (Quanto mais, pior)
Para finalizar, a geometria também fica condicionada, já que é mais difícil compensar o grande tamanho de uma roda 29er, especialmente nos quadros de tamanho pequeno. A medida que o tamanho do quadro se reduz, a a caixa de direção fica irremediavelmente mais alta em relação ao selim. Em bicicletas com aros 27,5″ e 26″ este problema é muito menor.
Fonte:MountainBikeBrasilia

Fonte: MTBBrasília

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Volta dos Oitenta, Itamonte-MG.

 
Esse final de semana pedalei na famosa Volta dos Oitenta em Itamonte-MG.
Se você não conhece (e deveria ), é um percurso clássico do MTB entre os estados Minas Gerais e o Rio de Janeiro, que começa pela estrada que dá acesso á parte alta do Parque Nacional de Itatiaia (Pico das Agulhas Negras e Prateleiras, um dos principais points dos trekkeiros e escaladores do sudeste) na cidade de Resende-RJ, e passa pela Serra da Mantiqueira em Itamonte-MG,em seu estado mais "bruto", retornando pela BR- 354 até a estrada do Parque.Tudo bem, não pedalei os famosos 80Km da Volta, mas tem justificativa. O trecho de asfalto com aproximadamente 25 km é uma estrada estreita com grande trânsito de caminhões vindos da Dutra, indo para o interior de Minas. Um amigo local de Volta Redonda - RJ me avisou, e pude comprovar ao ir de carro até o ponto do início do pedal. Outro fato interessante deste "desafio pessoal", era pedalar na estrada mais alta do Brasil, justamente a estrada de acesso ao Parque de Itatiaia, com 2160 m de altitude.Confesso que no início deste pedal, fiz á clássica pergunta: o que estou fazendo aqui ? Foram 8 km de subida, nessa altitude você se cansa facilmente, o batimento se eleva muito rápido, ainda mais com o sol á pino !!! Após os 8 Km mais fadigantes da minha carreira de Mountain Biker, cheguei no desvio para Itamonte e começar o pedal de verdade !!! Um downhill super inclinado, ora de paralelepípedo, ora pedras soltas, alguns carros subindo e você descendo "daquele jeito", fazendo sua suspensão de 100mm e seus freios fazerem hora extra !!! Então começa o sobe e desce, de paredes !!! O mesmo esforço que se faz para subir, também se faz para descer, pois em ambas as situações tem muitas pedras soltas, buracos e inclinação acentuadas ! Nossas estradas de terra aqui são verdadeiras Highways, MTB de verdade é naquelas bandas de Minas. Mas nem só de sofrimento o biker vive, pois para se estar em um lugar único, tem que se pagar um preço ... Nesta região, a Serra da Mantiqueira está em seu auge, montanhas e vales gigantes, cachoeiras em lugares exóticos, com quedas muito altas e acesso quase zero.Vi Seriemas andarem na minha frente, me encarando como se pensassem: o que esse cara veio fazer aqui de bike ?Então depois de um tempo longe da civilização, você chega aos bairros isolados de Itamonte,
butecos cheios de gente no meio do nada, campeonato de futebol rolando, trânsito de motos e fuscas nas estradas mal conservadas e cheias de buraco e pedras ...
Mas não vi ninguém com cara de estressado, deprimido ou infeliz, será que o segredo da felicidade está realmente na simplicidade ? Deixa pra lá, cheguei na pousada onde me hospedei mais destruído do que no final de um Big Biker. Será que foi o Sol, a altimetria (record pessoal 2376 m !), ou a altitude ?
Acho que foi um " abraço forte " que ganhei desta região da Serra da Mantiqueira, que poucos ousam desafiar !!!




quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Suspensão Lauf TR 29.


Vem da Islândia um novo sistema de garfo de suspensão que busca revolucionar esse componente. Apesar do visual bastante incomum e de gosto discutível, o Lauf TR29 tem vários pontos positivos.
O baixo peso é apenas um dos atrativos. Com apenas 980 gramas, o Lauf TR29 tem o corpo e as canelas de carbono. O equipamento já equipa as mountain bikes 29er mais leves do mundo. Na Eurobike por exemplo, o componente foi visto equipando bikes levíssimas de marcas como Focus, Cube e Open, essa última registrou apenas 6,4kg na balança.Mas a inovação está mesmo na forma como é feito o amortecimento. A Lauf usa um sistema de molas feito a partir de lâminas de fibra de vidro S2 que flexionam. São seis feixes de cada lado da suspensão. O eixo dianteiro vai fixado nesse sistema que se movimenta e amortece os impactos.O curso de 60mm é ainda limitado para os ciclistas mais radicais. A ausência de qualquer regulagem também é outro fator limitador da nova suspensão.
http://www.laufforks.com/




Fonte: Bike Magazine

sábado, 7 de setembro de 2013

Singletrack Morro dos Jerivás.



Visitando o blog do meu amigo e vizinho joseense Tom Bike, descobri que os bikers daquelas bandas andam descobrindo ótimos singlestracks para pedalar por aqui. Tudo bem que se você quiser desfrutar deste "MTB for fun" vai ter que pular algumas porteiras e ignorar alguns avisos, mas como só estamos de passagem, ainda não soube de nenhum biker saindo correndo debaixo de bala rs,rs ...
Enfim, o lugar é privilegiado em singles e a paisagem da Serra da Mantiqueira ao fundo, faz esse pedal ser de qualidade e viciante, sempre dá vontade de voltar !!! Fiquei freguês rs ...

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Giant Pro Cross Country Team
Porquê pedalamos:

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Como ajustar as pastilhas dos freios hidráulicos.

Sabe quando você está pedalando e escuta aquele barulho chato, de alguma coisa pegando entre as pastilhas e o rotor do freio ? A solução é simples:
1- Chave Allen 5 mm para soltar a base do freio.
2 - Apertar o manete do freio e fixar novamente a base do freio.
3 - Se não ficar bom repita o procedimento.
4 - Ainda não ficou bom ? Retire as pastilhas, removendo a presilha de fixação com um alicate. Com uma chave de fenda afaste os cilindros e monte as pastilhas novamente (só não me aperte o freio com a roda fora !!! Lembra quando você aciona o freio com o carro desligado ...).
Não entendeu ainda ? Tem um gringo explicando no vídeo:

segunda-feira, 2 de setembro de 2013


Big Biker Sto Antônio do Pinhal.


Foto: Começando bem as férias: Big Biker Sto Antônio do Pinhal

Esse final de semana participei da tradicional prova Big Biker em Sto Antônio do Pinhal.Como sempre a organização impecável da prova e as paisagens da Serra da Mantiqueira proporcionaram mais um pedal inesquecível.Tudo bem se você não curte competir, mas conseguir completar essa prova já é uma grande vitória! Para quem não conhece, os pontos mais "cascudos" desta prova são a subida infinita de 10 Km   (levei pouco mais de uma hora subindo!), mas com a  Pedra do Báu te acompanhando e testemunhando seu esforço (ou sofrimento, como queira) e a famosa descida do Zig Zag, supertécnica estilo provas de XCO dos campeonatos da UCI.Como não estou na minha melhor forma, completar a subida dos 10K sem câimbras foi minha vitória pessoal. Pela primeira vez consegui curtir a descida do Zig Zag,com drops acentuados e com curvas fechadas entre raízes que pareciam verdadeiros degraus  mas super bem sinalizadas, longos single tracks, alguns em valetas (só cabem você, a bike e mais ninguém). Prepare bem as mãos e os braços para essa descida ! A chegada termina em outro single track em mata fechada no clube onde rola toda a organização da prova. A sensação de levar uma medalha, mesmo que de participação e terminar inteiro na linha de chegada é muito legal.Achou bacana, então comece á treinar, porque agora só ano que vem !!!
http://www.bigbiker.com.br/