sábado, 29 de janeiro de 2011

Trip Bike 2011, só pra animar !!!!


Não vai ter leão, nem rinoceronte mas vai ser superlegal !!!
Coloquei um vídeo do Cape Epic só pra estigar o pessoal a entrar no clima do Trip Bike 2011 amanhã.
O evento não é uma prova, mas esteja preparado !!! Capacete, Luva, Água, Suplemento e um bom Protetor Solar fazem a diferença !!! E claro, leve a câmara reserva para o pneu e uma câmera com alguns pixels pra tirar as fotos e provar o "feito". Poupe nas subidas e não abuse nas descidas !!!E boa festa de MTB pra você !!!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Federação Espanhola suspende Contador por um ano, ciclista pode recorrer.




Nesta quarta-feira, a Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC) anunciou a suspensão de Alberto Contador por um ano. O atleta, três vezes vencedor da Volta da França, foi punido por doping.
Na edição de 2010 da Volta da França, Contador foi flagrado em um exame antidoping, cujo resultado foi positivo para a substância clembuterol, de acordo com fontes da entidade.
A RFEC comunicou sua decisão ao ciclista nesta tarde. Contador tem até dez dias para recorrer. No momento, o ciclista está treinando em Mallorca. Ele se disse tranquilo sobre a polêmica. O espanhol alegou ter consumido carne contaminada dias antes da prova, por isso o resultado do teste teria dado positivo.
Caso Contador não entre com um recurso, o Comitê de Competição da RFEC informou que deve tomar uma decisão definitiva sobre o caso até 10 de fevereiro. O ciclista espanhol ainda corre o risco de perder o título conquistado na última edição da Volta da França.
Contador já chegou a afirmar que abandonaria o ciclismo caso seu doping seja confirmado.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

 24 de Janeiro de 2011
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BIKE SEM CORRENTE PDF Imprimir E-mail

Conheça o sistema Belt Drive
com correia em vez de corrente
Texto de Marcos Adami - Reproduzido com autorização da revista Bike Action

A ideia de usar uma correia de borracha no lugar da tradicional corrente de elos metálicos é mais antiga do que se imagina. Há registro de uma patente desse tipo que data de 1860, mas as correntes tradicionais prevaleceram absolutas e garantiram que a força gerada pelos pedais chegasse até a roda traseira por mais de um século com comprovada eficiência. Na Europa, alguém de vez em quando teimava em aposentar a confiável corrente metálica. Na década de 90, alguns poucos modelos de bikes adotaram o uso da correia.
Foi em meados da década de 80 que as correias voltaram a emprestar sua força para o mercado de duas rodas. Dessa vez, as correias ganharam dentes, como as utilizadas no comando de válvulas dos automóveis. A eficiência foi tanta que o equipamento passou a equipar motocicletas com até 150 cavalos de potência e também a impulsionar dragsters com potência de até 6 mil cavalos. O caminho estava aberto para as correias chegarem nas bicicletas.
BELT DRIVE
As correias dentadas ganharam credibilidade e atenção da indústria no final de 2008, quando a Trek apresentou numa feira nos Estados Unidos dois modelos urbanos que viraram notícia até na rede CNN.
A Trek District, de apenas uma marcha, chegou ao mercado americano por 930 dólares e a modelo Soho, com câmbio embutido no cubo traseiro, era vendida por 990 dólares. A partir daí, o novo sistema de transmissão ganhou definitivamente a simpatia do público e a atenção de muitas outras marcas, ganhando inclusive espaço na feira de bikes feitas a mão NAHMS (North American Handmade Bicycle Show), realizada todos os anos nos Estados Unidos.
As correias dentadas utilizadas nas bikes atuais são feitas de um composto de borracha reforçadas internamente com fibra de carbono e o sistema ganhou o nome de Carbon Belt Drive System ou simplesmente Belt Drive.
LIMITAÇÕES
A grande vantagem do Belt Drive é a durabilidade e confiabilidade. A manutenção é quase zero e o rodar suave e silencioso. Outro ponto a favor da transmissão por correia é o baixo peso. Uma correia pesa apenas 82 gramas e o sistema completo, contando a polia dianteira e a traseira, soma 240 gramas.
Mas, como tudo nesse mundo, sempre existem as desvantagens e a principal delas é que as correias não podem ser empregadas nos câmbios tradicionais e isso limita bastante sua aplicação. As correias dentadas possuem pouca flexibilidade lateral e têm que trabalhar sempre tensionadas, portanto, não podem ser descarriladas lateralmente como nos câmbios tradicionais.
Por esse motivo, só funcionam em bikes monomarchas ou nas bicicletas equipadas com câmbios embutidos no cubo traseiro, mas esse componente é bastante restrito de marcas e modelos.
Os câmbios mais comuns desse tipo são os modelos Shimano Nexus e Alfine, os alemães da marca Rohloff (pronuncia-se Rolóf) e, mais recentemente, a marca SRAM também entrou nessa briga. Mas o principal inconveniente desses câmbios é a pequena quantidade de marchas, que se limita no máximo a oito nas linhas Alfine e Nexus, nove no I-Motion da SRAM e a 14 velocidades no modelo top da Rohloff.
Por conta dessas limitações, a transmissão por correia é voltada principalmente para as bikes de lazer e passeio e é perfeita para as beach bikes e comfort bikes. O sistema também é apreciado por cicloturistas de longo percurso, que vêem na confiabilidade, na baixa manutenção e na durabilidade os grandes trunfos da correia.
Entretanto, o mundo das competições de alta performance ainda é distante das bikes com Belt Drive, embora uma mountain bike equipada com correia dentada já chegou ao terceiro lugar do pódio no mundial 24 Horas de Adrenalina.
RECORDE MUNDIAL
As bikes com correias dentadas ganharam maior impulso quando a gigante norte-americana Gates, um dos maiores fabricantes de correias e mangueiras automotivas do mundo, entrou de sola nesse mercado com vários produtos, que inclui, além das correias, as polias (sim, em vez de coroa e pinhão, usa-se o termo polias) e o ferramental necessário para a instalação e manutenção.
Além da já citada Trek, marcas consagradas como Specialized e Cannondale, as dobráveis de design futurístico Strida, e muitas outras marcas oferecem modelos Belt Drive. A Ellsworth inclusive tem modelos com aro 29 e as correias já foram vistas até em bikes conceito feitas de bambu.
As holandesas da marca Santos, notórias por sua qualidade e, por isso mesmo escolhida para ser a bike de muitos ciclistas aventureiros que dão a volta ao mundo, também já tem modelos equipadas com correias dentadas.
Em 2009, o britânico James Bowthorpe usou uma Santos Travelmaster equipada com o câmbio Rohloff para bater o recorde da volta do mundo em bicicleta. Bowthorpe percorreu 30 mil quilômetros e desbancou o recorde anterior em três semanas.
VANTAGENS
A principal característica das correias é a durabilidade, que é no mínimo o dobro das correntes metálicas tradicionais. Outra vantagem é que a correia não enferruja, não necessita de lubrificação, não faz barulho, pode ser lavada facilmente com água e sabão e funciona muito bem em qualquer condição climática, já que o câmbio embutido é imune aos efeitos da sujeira e o sistema funciona perfeitamente até mesmo sob lama e neve, já que os dentes nas polias possuem aberturas que deixam a sujeira sair.
Outra característica das correias dentadas de carbono é que elas não laceiam e, portanto, não precisam de ajustes ao longo da vida útil. E mais: são muito resistentes e quase impossíveis de se romperem.
DESVANTAGENS
Por enquanto, a principal desvantagem do Belt Drive é ser ainda uma novidade no mercado internacional - e mais ainda no Brasil. E, como em tudo o que é novo, peças de reposição e mão de obra qualificada continuarão a ser um empecilho por muito tempo.
Mas, para quem apostar no sistema e deseja realmente uma bike com o Belt Drive, o ideal é adquirir uma bicicleta que já tenha o quadro adaptado a receber a correia dentada, embora exista no mercado kits de adaptação para as bikes normais.
Existem no mercado coroas que serve em pedivelas com quatro ou cinco parafusos e a polia traseira serve nos sistemas Shimano normais de até nove velocidades e cada vez mais fabricantes estão produzindo componentes compatíveis com o novo sistema.
CUIDADOS
A correia não pode ser dobrada e nem torcida;
Não é aconselhado o uso de blocagem rápida;
Não é aconselhado em bikes fixas, de velódromo, e em bicicletas com freio do tipo contrapedal.
A principal limitação das correias é que elas são inteiriças e não podem ser abertas como nas correntes de elos tradicionais. Então, para encaixá-la na bike, o quadro deve ter uma abertura próxima à gancheira traseira por onde se insere a correia. E por falar em gancheira, as bikes com correia usam gancheiras do tipo horizontal, do mesmo tipo utilizadas nas bikes de catraca fixa. Para manter a correia esticada, é usado um esticador ou outro dispositivo para poder ajustar a correia e mantê-la tensionada.
Outra característica dessas bikes é que o ajuste da tensão e o alinhamento das polias deve ser muito bem feito para que funcione perfeitamente e evite o desgaste prematuro na correia. A verificação da tensão é feita pressionando-se o centro da correia, que deve ceder no máximo meia polegada.
Mas será que as bikes com correias vão mesmo pegar o lugar das correntes tradicionais que já provaram que dão conta do recado há tantos anos e um dia veremos as correias equiparem as bikes populares? Por enquanto essa realidade é distante, já que numa mountain bike zero quilômetro o Belt Drive eleva o preço em pelo menos 200 dólares.
"Será que veremos um montão de gente mudar da corrente para o sistema de correia dentada? Eu acho que em algumas áreas urbanas sim, mas definitivamente não é esse o caixão que vai enterrar a corrente”, define Eric Bjorling, diretor de marcas da Trek.
TAMANHO DAS CORREIAS
Nº de dentes
Comprimento
113
1243 mm
115
1265 mm
118
1298 mm
122
1342 mm
125
1375 mm
250
2.000mm*
-
* para tandem
PESO
O peso total do conjunto vai variar em função do diâmetro das polias – que variam de 20 a 60 dentes - e do comprimento da correia, que vai de 113 a 250 dentes. Para converter uma relação tradicional, com uma coroa de 32 dentes e uma catraca de 19 dentes, para sistema Carbon Drive o peso ficaria assim:
  • Polia dianteira com 46 dentes – 84 gramas
  • Polia traseira com 28 dentes – 74 gramas
  • Correia com 122 dentes – 82 gramas
    TOTAL – 240 gramas

Quer saber mais: http://www.carbondrivesystems.com/
                           http://www.globecycle.org/

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

 Desvastação Serra do Rio
 Henrique Avancini, Super Campeão de MTB, mostra um pouco da devastação na Serra do RJ em passeio de Bike.


Postado por Marcio Pinto Machado no Facebook
Tour Down Under etapas 2 e 3



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Lance Armstrong. Adeus, ciclista.Bem-vindo, homem de negócios.

Aos 39 anos, o heptacampeão do Tour prepara-se para a sua última prova. O futuro vai ser longe da bicicleta, mas sempre perto do ciclismo.
A vida de Lance Armstrong daria um filme. Dramático, pela luta contra o cancer, e de ação, pelas conquistas no ciclismo - sobretudo no Tour. Mas se desse mesmo seria um filme biográfico, porque este homem tem história para centenas de páginas de argumento e quilómetros de fita. O texano, que este ano passa a quarentão, está quase a guardar a bicicleta - de vez. Antes ainda vai correr o Tour Down Under, na Austrália, só para a despedida. Depois disso, o ciclista vai dar lugar ao homem de negócios - de vez. E não espera boas-vindas de ninguém.

Armstrong já anda  trabalhando nisso há algum tempo e não deixa nada ao acaso. A começar pela forma como gere a reta final da sua carreira. A participação na prova australiana Tour Down Under vai render-lhe, pelo menos, 2 milhões de dólares (1,5 milhões de euros). É fácil argumentar que é demasiado dinheiro para um só ciclista. Ainda assim, o investimento vale a pena: no ano passado, a presença de Lance na Austrália levou à injeção de 41,5 milhões de dólares (31,2 milhões de euros) na economia australiana. Este ano, o lucro pode ser ainda maior.

Na verdade, há muito que Lance Armstrong é especialista em multiplicar cifrões. Entre 2001 e 2004, no auge na carreira, a US Postal gastou 31,9 milhões de dólares (24 milhões de euros) para patrocinar o ciclista e a equipe. Surpresa das surpresas - ou talvez não -, a empresa recebeu mais do triplo (103,6 milhões de dólares, cerca de 78 milhões de euros) graças às conquistas do norte-americano. Nesses quatro anos Lance ganhou sempre o Tour, tal como tinha acontecido nos dois anteriores e viria a acontecer em 2005.

POLEMICA: As sete vitórias na Volta a França fizeram dele um símbolo do ciclismo, por vezes maior do que o próprio esporte, cada vez mais ferido pelos sucessivos casos de doping. E Armstrong tornou-se, ele próprio, um alvo fácil. Numa era em que vitórias e drogas surgem muitas vezes lado a lado, não falta quem procure uma forma de provar que o herói não passa de um impostor.

Em Maio do ano passado, Floyd Landis - colega de Armstrong na US Postal - disse que o texano se dopou em 2002 e 2003. E acrescentou que Johan Bruyneel, diretor da equipe nessa altura, tinha subornado Hein Verbruggen, então presidente da União Ciclista Internacional, para manter o silêncio. Só que Landis - que ficou sem a vitória no Tour de 2006 depois de uma análise ao sangue positiva - não tinha provas para sustentar a acusação. Ainda assim, foi lançada uma investigação federal, que até agora não confirmou nenhuma das alegações.

PUBLICIDADE: Um estudo da agência Ace Metrix chegou à conclusão de que Lance Armstrong é uma das personalidades menos eficazes no que diz respeito a mensagens publicitárias - à frente do ciclista ficou apenas Tiger Woods. Mas o heptacampeão do Tour - cujo futuro pode até passar pela compra dos direitos da prova - nem tem grandes motivos para se preocupar. O seu lugar na história do ciclismo está garantido; o futuro também. E que venha daí esse filme.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Tour Down Under Etapa 1
Cuidado com a chuva !!!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Jones Bikes

Jeff Jones é um construtor de quadros norte-americano, cuja filosofia é que as melhores Mountain Bikes não precisam de suspensão !!! Para Jeff, o design criado por ele, em conjunto com rodas aro 29" ou 700 criam o mesmo conforto que as bikes com suspensões caríssimas. Essas bikes são para performance, mas funcionam bem para quem fazer um MTB For Fun !!!Nos EUA suas bikes são muito procuradas, chegando a ter um prazo de alguns meses para entrega, já que são todas feitas á mão e customizadas com componentes a gosto do cliente.Há algumas versões com quadros de Titanio e até o tamanho 23".
Se interessou, acesse http://jonesbikes.com/the_ride.html

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Passeio MTB Hardtrack
16/01 - Domingo 
Local: Praça do Centro de Jambeiro. 
Saída: 8hs
Trajeto: Jambeiro >> Redenção da Serra com o Cleber.
Aproximadamente 50 Km.
Nível médio (NÃO RECOMENDADO PARA INICIANTES).
Ritmo moderado.
Sempre: Capacete (OBRIGATÓRIO), luvas, água, câmara reserva, ferramentas, etc... 
IMPORTANTE: Deixe sua bike em dia com antecedência.
* sem tolerância de horário.
COM CHUVA NÃO HAVERÁ PASSEIO !!!!!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Team Leopard Trek
Pra quem não conhece o Team Leopard Trek promete ser a nova sensação no Pro Tour deste ano.
O time é formado por nada menos que os irmãos Andy e Frank Schleck (Saxo Bank), Fabian Cancellara, Campeão Mundial de Contra Relógio,Stuart O'Grady, entre outros ciclistas de peso.O time é baseado em Luxemburgo e conta com a Trek como fornecedora de seus equipamentos.



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Trip Bike 2011
No dia 30 de janeiro ás 8h vai rolar o Trip Bike em SJC, com saída na rotatória do Urbanova e com apoio da Prefeitura, que vai disponibilizar 2 caminhões pra transporte de volta, ambulância e apoio da PM. Pra quem não conhece é um desafio tradicional de MTB que acontece em todo ano, que sai de SJC até São Franscisco Xavier, passando pela Serra da Mantiqueira.Então se prepare, porque além de belas paisagens, você vai subir bastante !!!Embora todo o caminho seja muito legal, o ponto principal, pelo menos pra mim, é o temido Morro da Casinha, com uma subida de 3Km caprichada !!!, ou desvie pela Cachoeira do Roncador. Enfim, se você já conhece, aposto que não vai perder, se não vale á pena conferir !!!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Equipe de Pinda ganha a Copa América 2011.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Passeio MTB Jacareí

09/01 - Domingo - JACAREÍ.
Local: Parque da Cidade
Saída: 8hs
Trajeto: Bom Jesus >> Campo Grande.
Aproximadamente 35 Km.
Nível médio.
Ritmo moderado/lento.
Sempre: Capacete (OBRIGATÓRIO), luvas, água, câmara reserva, ferramentas, etc... 
IMPORTANTE: Deixe sua bike em dia com antecedência.
* sem tolerância de horário.
COM CHUVA NÃO HAVERÁ PASSEIO !!!!!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Trek 2011 Full Suspension Launch
 Eu só queria duas coisas: a Trek Fuel Ex de Carbono e o trampo de um desses caras rs,rs ...e você ???

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Os 10 melhores Ciclistas da História


Tentando melhorar minha cultura em termos de ciclismo de estrada, que é a mãe de todas as modalidades competitivas de bike que conhecemos hoje, esbarrei em alguns nomes conhecidos e outros que nunca tinha ouvido falar.Mas como não falar de Fausto Coppi, Miguel Indurain, Jacques Anquetil, Sean Kelly,Eddy Merckx e o novo "tio" Lance Armstrong ??? Não conhece esses caras, eu também não conhecia. Mas não tem problema,confira o vídeo que tem o currículo destas lendas, se não gostar de história, pelo menos o Rock é de primeira !!!